LAUDO E MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO

A medição de resistência de aterramento ou medição do aterramento, ou ainda laudo de aterramento é um teste para avaliar a qualidade do eletrodo de aterramento da edificação. 

Este teste deve ser realizado através do terrômetro de três (ou quatro) hastes, seguindo o método da queda de potencial, apresentado pela NBR 15.749. Para esta medição, se faz necessário a inserção de hastes temporárias, que serão removidas assim que o teste for concluído. 

Alternativamente e sob determinadas condições, é possível efetuar a medição da resistência de aterramento através do método do alicate terrômetro.

Para o laudo do aterramento, pode ser empregado outro instrumento: o mili-ohmímetro ou micro-ohmímetro, com o objetivo de verificar se as massas (equipamentos e quadros) com objetivo é a analisar o estado das conexões e interligações do sistema.

ATENÇÃO – SPDA/ PARA-RAIOS:  Com a última atualização da NBR 5419 (2015), o principal teste a ser utilizado passou a ser a medição de continuidade. Portanto, o antigo parâmetro de 10 Ω (ohms) para a medição da resistência de aterramento de um SPDA passa a ser secundário, não sendo o suficiente para atestar o pleno funcionamento do SPDA. Clique aqui e acesse a página informativa sobre laudo/inspeção de SPDA/Para-raios.