LAUDO E INSPEÇÃO DE SPDA/PARA-RAIOS E ATERRAMENTO
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como ‘para-raios’ tem a função de evitar e reduzir problemas relacionados às descargas atmosféricas, reduzindo os riscos ao mínimo possível. Para isso, o sistema deve atender, desde o projeto, à ABNT NBR 5419:2015 e passar por inspeções de rotina (um a três anos – inspeção completa; seis meses – inspeção visual) e sempre que ocorrer uma descarga atmosférica, a fim de garantir o perfeito funcionamento.
Nas inspeções/laudos, devem constar as avaliações de:
- Análise/Gerenciamento de risco atualizados;
- Verificação da continuidade e integridade do subsistema/anel de aterramento, captação e descidas – com mili-ohmímetro ou micro-ohmímetro (PRINCIPAL TESTE)
- Verificação das equipotencializações;
- Inspeção visual do sistema;
- Medição da resistência ohmica de aterramento, conforme NBR 15749;
- Verificação do funcionamento e dimensionamento dos DPS (Dispositivos de proteção contra surtos, nos painéis elétricos).
Também são realizados, de acordo com as necessidades específicas:
- Sondagem Geoelétrica Vertical (SEV): Medição de resistividade do solo (Antiga estratificação elétrica do solo, via método Wenner e terrômetro de 4 hastes, de acordo com a NBR 7117)
- Inspeção visual com Drone – Piloto e aeronave com devidos registros na ANAC, DECEA SARPAS, ANATEL e Seguro RETA
Todas as medições são feitas por profissionais habilitados e capacitados, com aparelhos específicos, sempre com certificados de calibração rastreados à RBC atualizados.
Como saber se a edificação tem necessidade de SPDA/Para-raios:
- É necessário realizar os cálculos da Análise/Gerenciamento de risco, conforme NBR5419-2:2015 atualizada 2018. Entre em contato via telefone, WhatsApp (12)97410-2693 ou e-mail para que seja feita a devida análise de risco do local.
- São avaliados diversos parâmetros de influência, como altura da edificação, tipo de uso do local (residencial, comercial, industrial), carga de incêndio, ocupação, índice de raios da cidade, influências externas (características das construções do entorno) e assim determinar a necessidade (ou não) de instalação de um sistema de para-raios.
- A NECESSIDADE NÃO É SOMENTE PELA ALTURA, existem casos em que uma edificação de 15m de altura não precisa de SPDA/Para-raios, assim como existem casos de edificações de 6m de altura que precisam.
Validade do laudo de SPDA:
- 1 ano – Estruturas em ambiente corrosivo (área litorâneas), armazenamento de material explosivo, indústrias e serviços essenciais;
- 3 anos – Demais estruturas;
- 6 meses – Inspeção visual;
- Ou até que a edificação seja atingida por descarga atmosférica (raio)
- 1 ano (solicitado por seguradoras)
Antes de fechar um serviço, certifique-se que:
- A empresa registro no CREA ativo para as atividades de Engenharia Elétrica, além de responsável técnico habilitado (engenheiro eletricista).
- O relatório (laudo) será emitido de acordo com a norma atualizada: ABNT NBR 5419:2015 atualizada 2018.
- Se serão utilizados os equipamentos obrigatórios e adequados para medição: no mínimo mili-ohmímetro ou micro-ohmímetro, com certificado de calibração atualizados. Existem muitos “profissionais” no mercado emitindo laudos somente com terrômetro, ou ainda, alicate terrômetro, incompatíveis com os requisitos mínimos da norma atual. Ambos os aparelhos podem ser utilizados, desde que em conjunto com os equipamentos obrigatórios para a verificação da continuidade do sistema: mili-ohmímetro ou micro-ohmímetro.
- CUIDADO! Laudos que contemplem somente a medição da resistência de aterramento estão incompletos e, além de não atestarem o funcionamento do sistema e colocar em risco pessoas, equipamentos e a própria edificação, podem não ser aceitos por seguradoras, bombeiros etc.
- Muitas empresas e engenheiros dizem que, para o SPDA estar adequado, é necessário que a resistência de aterramento esteja abaixo de 10 Ohms (medição ôhmica), no entanto este parâmetro não é mais válido desde a última atualização da norma, feita em 2015, a norma atual não estipula parâmetros para resistência de aterramento e, para um SPDA (Para-raios) ser considerado eficiente, são necessárias diversas outras avaliações.