Para saber, de forma adequada, se existe ou não necessidade, e se não houver, obter o CERTIFICADO DE DISPENSA DE SPDA, é necessária uma avaliação completa de um engenheiro eletricista especialista no assunto. Entre em contato via whatsapp ou através do formulário abaixo.

ENTRE EM CONTATO E SOLICITE UMA AVALIAÇÃO GRATUITA PARA CERTIFICADO DE DISPENSA DE SPDA PARA-RAIOS - ATENDEMOS TODO O BRASIL

DISPENSA E NECESSIDADE DE SPDA/PARA-RAIOS

Como saber se a edificação tem necessidade de SPDA/Para-raios:

Em geral, o corpo de bombeiros solicita a instalação (ou documentação) do SPDA/Para-raios em edificações maiores de 750m² de área construída ou 12m de altura; além disso, a NR-10, em seu prontuário de instalações elétricas (PIE) solicita a documentação do SPDA/Para-raios em instalações com carga elétrica superior a 75kW, mas ATENÇÃO!

Em geral, essa solicitação é que haja a documentação relativa ao SPDA, não necessariamente a instalação do mesmo. É possível, a apresentação da documentação de dispensa do SPDA/Para-raios (a depender do caso), de acordo com os cálculos da NBR 5419-2:2015, denominados Análise ou Gerenciamento de Risco.

O gerenciamento de risco ou análise de necessidade utiliza um cálculo complexo que engloba DIVERSOS PARÂMETROS para avaliar a REAL NECESSIDADE de instalação, sendo os principais:

  • Dimensões da edificação (altura, largura e comprimento)
  • Tipo de ocupação (comercial, industrial, hospitalar, hoteleiro, residencial entre outros)
  • Risco de incêndio do local (carga de incêndio, dificuldade de evacuação, medidas de proteção instaladas, sprinklers, hidrantes etc)
  • Proteção da instalação elétrica contra surtos (DPS)
  • Características do entorno: níveis de raios do local (varia por cidade), características em relação ao entorno.

A NECESSIDADE NÃO É SOMENTE PELA ALTURA, existem casos em que uma edificação de 15m de altura não precisa de SPDA/Para-raios, assim como existem casos de edificações de 6m de altura que precisam.